Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/maeintegral/public_html/wp-content/mu-plugins/endurance-page-cache.php on line 463

Warning: implode(): Invalid arguments passed in /home/maeintegral/public_html/wp-content/mu-plugins/endurance-page-cache.php on line 463

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/maeintegral/public_html/wp-content/mu-plugins/endurance-page-cache.php:463) in /home/maeintegral/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase2.php on line 60
A importância de uma roda de gestantes – Mãe Integral

A importância de uma roda de gestantes

Ontem a noite fui a um encontro bem especial. Uma roda de gestantes.

Ah, vocês sabem, eu não estou grávida novamente não. É que como resolvi recriar este blog (como conto em detalhes na página Sobre Mãe Integral), com informações úteis para gestantes, nada mais óbvio do que eu ir atrás de informações atualizadas para, de fato, ajudar as novas mamães que baixam aqui no Mãe Integral.

E ontem foi um dia especial mesmo. Fui convidada por uma querida amiga doula (que foi uma das minhas doulas) e que faz parte do Gestar – Grupo de Apoio à Gestante.

O Gestar é um grupo voluntário de mulheres a favor da humanização do nascimento e do respeito a autonomia feminina. São profissionais da saúde apaixonadas pela humanização e interessadas em ajudar a resgatar a confiança e o auto-conhecimento da mulher no seu momento mais importante da vida: a chegada de um filho.

De que forma? Disseminando informações baseadas em evidências científicas atuais, atuando como um grupo de apoio à gestante, seus companheiros e familiares, através de rodas de conversa esclarecedoras e acolhedoras.

E foi numa roda dessas que eu estava ontem a noite, como ouvinte (enquanto em casa, o maridão dava conta do banho, jantar, historinhas e botar o filhote pra dormir – 🙂 ).

Foram pouco mais de 2 horas de conversas, relatos e trocas de experiências.

Pessoalmente eu pude reviver uma época deliciosa da minha vida que foi a minha gestação. Relembrar sensações, dúvidas e os medos que eu tive também.

Roda de gestantes - Gestar - Grupo de apoio à gestante. Foto: divulgação.
Roda de gestantes – Gestar – Grupo de apoio à gestante. Foto: divulgação.

Participar de rodas de conversas entre mulheres/mães, mulheres/profissionais, mulheres/gestantes e seus parceiros realmente é fundamental para se construir uma gestação sadia e segura. A troca de informações e conhecimento num ambiente desses é fundamental para ascender na gestante e seu parceiro a necessidade de buscar informações a respeito do que se está vivendo agora e o que está por vir.

Só dessa forma, com conhecimento, é possível fazer escolhas coerentes com os desejos daquela mulher gestante e contestar decisões arbitrárias que, sabemos, acontece aos montes nas maternidades por ai afora.

A conversa dessa noite foi a respeito do plano de parto, e estava se estendendo tanto que as organizadoras e barrigudinhas do grupo resolveram continuar o mesmo assunto no próximo encontro. Mas, se você ainda não sabe nada a respeito do Plano de Parto, pode ver os dois posts que fiz sobre o assunto quando estava gestando: Plano de Parto, para que serve e Meu Plano de Parto, veja como fazer o seu.

Estou preparando novos conteúdos para ajudar novas mamães a passarem pela gestação de uma forma segura e feliz e para que possam se prepara para o momento mais importante da existência de uma mulher: o Parto.

Você tem dúvidas sobre a gestação ou parto? Escreve aqui nos comentários que a gente te ajuda 🙂