Dicas para escolher o nome do seu bebê

Certo, já sabemos que vem um menino por ai. Agora precisamos definir um nome pra ele porque esse papo de baby pra cá… bebê pra lá já deu né?

Mas essa não é, nem de longe, uma tarefa fácil. Se pensarmos que o nome que vamos escolher pra ele, vai acompanha-lo a vida toda… e pode sim influenciar e acarretar um monte de coisas… é muita responsabilidade.

Segui (à risca) algumas dicas que compartilho aqui com vocês.

Woman Writing Possible Names For Baby Boy In NurseryO nome deve ter um significado especial

É legal quando um nome tem um significado e expresse alguma coisa que soe positivo. Afinal, o nome é sempre o que vai causar a primeira impressão nas pessoas… e acho que também reflete como os pais enxergam o bebê. Se vocês imaginam que ele será um atleta, por exemplo, eles podem escolher um nome que esteja relacionado a força física e agilidade.

Combina com o sobrenome?

Melhor repetir a combinação do nome várias vezes pra ver como fica, igual aquela brincadeira de repetir os nomes Eva e Adão bem rápido 😉

Não é o nosso caso (porque eu tenho um sobrenome bem complicadinho de falar e escrever), mas se você tem um sobrenome comum como Silva ou Sousa, pense em um nome um pouco menos usual. Procure no Google quantas pessoas de mesmo nome vão aparecer. Se a lista for muito grande, melhor pensar em outra opção. Tem que cuidar também pra ver se não ficam nomes iguais, tipo – Fernanda Fernandes, por exemplo. Se o som dos nomes combinados não agradar, escolha outro nome.

Leve a grafia em consideração

Se o nome escolhido tiver um jeito de escrever pouco habitual, será seu filho (coitado!) que vai ter que corrigir a todo instante. Por outro lado, se é um nome comum, um jeito de escrever diferente faz com que seja um nome menos trivial, como Hanna ao invés de Ana.

Repare como ficam as iniciais juntas

Verifique se as iniciais do nome, principalmente a do primeiro e a do último juntas, não formam nenhuma expressão com significado estranho ou indesejado. Imagine se seu filho vai se chamar Rodrigo Almeida Tavares Orsolin, por exemplo, as iniciais juntas formariam a palavra RATO. E em muitas empresas, as  pessoas são identificadas pelas iniciais, em crachás por exemplo… será que ele gostaria de ser chamado de rato por ai?

Decida se quer, ou não, honrar alguma tradição familiar

Meu avô tem o mesmo nome do meu Bisavô, que é Mário, mas não é uma tradição na família. E nós não somos adeptos a esse tipo de homenagem. Acho que meu filho não gostaria de se o Júnior pro resto da vida. Ele vai ter a personalidade dele que é diferente da do pai, avós e bisavós.
Mas, existem famílias onde esta tradição tem valor e significado. Pense e avalie se honrar essa tradição é realmente seu desejo. E lembre-se: essa decisão é dos pais, que não devem se sentir pressionados a seguir o comportamento familiar. Mas, se não tiver jeito, uma saída é usar esse “nome tradicional” como sendo o nome do meio 😉

Pense nos possíveis apelidos

Meu marido e eu gostamos de nomes curtos e fortes, que tem pouca chance de virar apelido. Mas isso acaba sendo inevitável. Conheço muito Raul que virou Raulzinho por muito tempo… já na escola… nunca se sabe o que pode acontecer. Mas você pode evitar que seu filho ou filha tenham apelidos infelizes.

Repita, repita, repita

Antes de tomar a decisão final, diga o nome escolhido em voz alta centenas de vezes, como se estivesse chamando seu filho de longe, de perto, dando bronca… experimente várias entonações e sentidos, para ver se a sonoridade agrada pra valer. A brincadeira é divertida e ajuda mesmo.

É legal dar nomes exóticos?

Bem.. vale a pena pensar muito antes de dar um nome pouco comum para o seu filho. Todo mundo sabe que crianças com nomes “estranhos” são vítimas de brincadeiras de mau gosto na escola. Mas, se não se importa com isso, vá em frente.

Nomes fora de moda costumam voltar

Não se incomode se gostar de um nome que parece que ninguém usa mais. Ou o contrário: não escolha um nome só porque ninguém mais é chamado assim, achando que está sendo original. Nomes antigos costumam voltar, é como a moda. Joaquim, por exemplo, já foi considerado um nome fora de moda e, agora, retornou com tudo (mas ele vai virar Joca ou Quim – hehe 😉 )

Nomes de celebridades: muito cuidado

Tem gente que gosta de homenagear os seus ídolos. Mas… pense duas vezes antes fazer isso, principalmente se a celebridade ainda estiver na ativa. Afinal de contas, ninguém sabe como a Madonna, por exemplo, entrará para a história.

As emoções da hora do nascimento importam

Já viu quantas coisas você tem que considerar pra escolher o nome do seu bebê? Mas não se preocupe, a hora do nascimento é “o momento”. As sensações e emoções que você sentir na hora é que valem e justificam tudo, então… esqueça a opinião de amigos, familiares e escolha um nome ou mantenha uma escolha anterior baseando-se nos sentimentos desse momento tão especial. Receba seu bebê com todo o amor e carinho e não perca a oportunidade de olhar para o seu rostinho e ser a primeira pessoa a pronunciar o seu nome.

Veja aqui na página do Google, alguns links de sites que sugerem nomes e significados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>