Pernas inchadas durante a gestação. O que fazer?

Agora, nesse último trimestre, estou sofrendo mais com o inchaço nas pernas.

Então minhas atenções estão redobradas quanto ao tipo de alimento que coloco no prato. Estou evitando o sal em saladas além de evitar comer alguns alimentos enlatados ou embutidos como linguiça, salsicha e mortadela. É que eles são ricos em sódio e favorecem a retenção de líquidos. E, por orientação da minha Obstetra, estou usando com frequência uma daquelas meias elásticas.

Importante você pedir orientação ao seu médico antes de comprar, porque não é qualquer meia e qualquer compressão. Cada gestação é uma e só seu médico vai poder te orientar melhor.

Outra coisa que tenho feito com mais frequência e fazer um descanso com as pernas para cima. Claro que também andei pesquisando umas coisinhas na internet e olha o que encontrei no canal “Boa Saúde Uol” sobre pernas inchadas na gestação:

Faça:

  • O ideal é usar a meia elástica, mas sabemos que é quase impossível no verão porque elas são muito quentes. Então, o melhor é que a gestante reserve 15 minutos depois do almoço e à noite para esticar e elevar as pernas. Use a meia na parte da manhã, normalmente o calor é menor e este procedimento já ajuda bastante.
  • Mantenha suas pernas elevadas enquanto você dorme com a ajuda de uma toalha ou cobertor enrolado debaixo do colchão ao pé da cama.
  • Habitue sempre a sentar com as pernas retas apoiadas em um banco ou cadeira, quando for assistir à televisão ou ler. Outra opção é esticá-las no sofá.
  • Use sapatos confortáveis e, se possível, use sapatos um número maior que o seu tamanho normal.
    Caminhe duas a três vezes por semana durante as horas mais frescas do dia.
    Remova os anéis se eles parecerem estar apertados. Algumas grávidas podem ter inchaço nas mãos e ter que cortar os anéis para tirá-los.

Não faça:

  • Não use roupas apertadas.
  • Não fique em uma mesma posição por muito tempo.
  • Reduza, mas não elimine, o sal da dieta. O sal contém iodo, um elemento essencial para a saúde do feto.
  • Não tome diurético. Os diurétic os podem causar perda de eletrólitos e podem ser prejudiciais para o feto.

O inchaço (que os médicos chamam de edema) é uma coisa bem normal e comum durante a gestação. Mas se você perceber que de repente suas mãos e rosto também incharam de uma hora pra outra, fale com seu médico, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, um problema grave.

Quais são os sintomas da pré-eclâmpsia?

Dor de cabeça persistente, dor do lado direito (sob as costelas), visão embaçada, inchaço repentino dos pés e das mãos e vômitos são sintomas de pré-eclâmpsia. Você deve tentar medir a pressão e procurar ajuda médica imediatamente se tiver algum desses sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>